sexta-feira, 15 de junho de 2012

Projeto


Elaboração do Projeto UCA
Elaboração do Projeto

1.Nome do cursista: Ana Paula Ribeiro Guerrero
2.Identificação do local:
Escola: CEM Profª “Neyde Tonanni Marão",
Série: 2º Ano B,
Número de alunos: 20
Número de professores: 2
Áreas de conhecimentos: Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Ciências, História, Geografia, Inglês, Educação Física.
Outros participantes envolvidos: Estagiário de Informática: Rafael, Pais de alunos e Direção da Escola.


3. Título do projeto: Todos pela Educação


4.Características do Projeto: Interdisciplinar (interdisciplinar, disciplinar, disciplinas/conteúdos envolvidos)


5. Descrição geral: Através do blog, a professora construíra conteúdos, matéria, reportagens, textos, livros feito pelo aluno e depois digitalizado, danças, teatros, desenhos, vídeos juntamente com os alunos e alguns pais, para que sejam postados e transformados em um jornal digital, acessível a todos. Para ter como registro algo concreto e construído por eles, os alunos.

Justificativa:  
Considerando a necessidade de melhorar a qualidade dos processos de ensino- aprendizagem  nas escolas públicas brasileiras, por meio da universalização do uso de  tecnologias da informação  e  da  comunicação  (TIC)  no  sistema  público  de  ensino,  que  permitam  a  utilização  e  o acesso  individual dos alunos a conteúdos e  instrumentais digitais de qualidade para uso pedagógico, 
de  forma autônoma e colaborativa, aumentando com  isso a permanência e o crescimento dos alunos da educação básica nos sistemas federal, estadual e municipal,
  
 Objetivos Gerais: 

·         Alfabetizar através da inclusão digital.
·         Proporcionar ao aluno a interação com os multimeios como recurso pedagógico.
  • Desenvolver o conhecimento básico de Informática, como ferramenta fundamental no contexto atual.
  • Ampliar a capacidade de domínio das novas tecnologias.
  • Construir novas possibilidades de aprendizagens significativas.   


Objetivos Específicos:

·         Língua Portuguesa:
Desenvolver: Alfabetização; a oralidade da criança;
Reconhecer-se como pessoa única (identidade);
Reconhecer letras em formas gráficas diferentes
Reconhecer na leitura a fonte de prazer e conhecimento, percebendo as características próprias ele cada texto, trabalhando a compreensão do que o texto diz;
Adquirir através da gramática um domínio cada vez maior das inúmeras possibilidades que a língua lhe oferece;
Conhecer novas palavras e seu significado;
Compreenda internalize e utilize a base alfabética, mediante atividades de linguagem;
Reconheça e utilize o sistema de representação da linguagem escrita (segmentação de palavras, frases, períodos, direção da escrita, formas, tipos de letras e ortografia).
Trabalhar tempo e espaço na narrativa.
Produzir textos em 1ª e 3ª pessoa.
Mostrar a importância da pontuação.
Escrever textos coletivos, que reflitam sobre o ato da escrita.
Ensinar o aluno a deixar espaço para o parágrafo.
Diferenciar prosa de poesia.
Produzir textos com sequência  lógico- temporal.
Trabalhar rimas.
Usar letras maiúsculas em inicio de frase e trabalho em grupo.


·         Matemática:
Promover que os alunos relacionem, comparem, classifiquem, ordenem, sintetizem, abstraia e generalize. Desenvolver a capacidade de analise. Explorar símbolos numéricos e seqüência numérica.
Compreender o sistema de numeração decimal. Explorar através de material manipulativo, noções de contagem.

·         Artes e Educação Física:
Despertar a criatividade e imaginação.
Despertar valor histórico explorando datas comemorativas da sua cultura.
Compreender as cores.
Propiciar analise e discussão sobre obras de arte.
Explorar seus sentidos corporais.

·         Ciências:
Perceber que podemos conhecer o ambiente utilizando nossos órgãos do sentido.
Obtenha conhecimentos de natureza cientifica e tecnológica, associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo e vida.
Identificar os seres vivos e não vivos.
Estabelecer relações que expliquem a ocorrência de alguns fenômenos naturais.
Destacar a importância de cada recurso natural.
Compreender variações ocorridas no tempo ao longo do dia.
Ter hábitos de higiene pessoal e no meio em que vive.

·         História e Geografia:
Respeitar a diversidade.
Desenvolver as habilidades de observar interpretar e analisar a sua real idade de vida;
Aprender a pensar, relacionar os fatos e tirar conclusões;
Identificar dados pessoais, comparar a linha da vida;
Perceber o papel que exerce em cada um dos grupos, que faz parte da sociedade;
Tome conhecimento de si próprio e, registre a sua própria história;
Explore e exerça a cidadania, partindo da conservação da sua casa, da escola, do bairro, da cidade, etc;
Reconheça a importância do trabalho na vida de uma pessoa
Compreender o significado de comunicação e os meios de comunicação.



Conteúdos:

Língua Portuguesa: Gramática; Ortografia; Linguagem oral e escrita; Vocabulário (valor semântico);
Formação gráfica; Textos narrativos, informativos, poéticos, humorísticos, enigmático, diálogo, histórias em quadrinhos e dissertativo (poesias, contos de fada, histórias infantis, músicas, quadrinhos, populares, adivinhações, desafios, etc); Variação lingüística e seu prestígio social relativo; Acentuação gráfica;
Pontuação. Produção de textos informativos, poéticos, narrativos, descritivos e textos com temas considerados transversais, de acordo com os PCNS.
Jogos lúdicos, histórias em  quadrinhos, utilitários instrucionais (receitas) e fotografias.


Matemática: Sistema de numeração decimal. Quatro operações (adição. subtração. multiplicação e divisão). Geometria. Unidade, dezena e centena. Números pares e impares. Números ordinais. Idéia de metade. Dúzia. Medida do tempo. Seqüência, ordem crescente e decrescente.

Artes e Educação Física: Pintura. Cores.( Tux Paint). Expressões corporais, sonoras e plásticas. Folclores. Datas Comemorativas.

Ciências: Meio ambiente. Recursos naturais. Percepção do ambiente. As plantas. Os animais. Alimentação. Higiene pessoal e do ambiente. Cuidados para evitar acidentes.

História e Geografia: Identidade; Família; Direitos e deveres; Casa; Escola; Trânsito;  Datas comemorativas; Natureza; O tempo; O trabalho; Meios de comunicação; Zona rural e urbana / interferência do homem no meio em que vive.



Metodologia:

Como parte da metodologia os alunos digitaram textos, criara o seu diário, para acompanhamento, avaliação e auto-avaliação, que servirão de base para análise e efetivação de novas atividades e projetos usando a informática educativa.

O conteúdo será desenvolvido mediante à:

Debates;
Dramatizações;
Brincadeiras;
Jogos;
Músicas;
Relatos de experiência;
Análise de textos;
Leitura silenciosa e oral;
Pesquisa;
Trabalhando o vocabulário;
Tarefas;
Técnica fônica;
Vídeos;
Cartazes e jornais, revistas, murais e mímicas.
Construção de Jornal com Propaganda, anúncio, esporte, classificados, opiniões, fotos, manchetes, editorial etc. Feito pelos alunos.
Leituras, produção escrita e reescrita.
Receitas;
Entretenimento;
Tabelas  e legendas;
Exposições de produções escritas.



6. Tecnologias utilizadas: Laptops educacionais, Laboratório de Informática, Internet, Mídias locais.
 Recursos Materiais: Serão utilizados os recursos materiais disponibilizados pela Escola, tais como:
·         20 computadores portáteis;
·         Impressora (disponível na secretaria da escola);
·         Software de jogos educacionais;
·         Apoio da equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) através de suporte às atividades desenvolvidas, e fornecimento de softwares educacionais.
·         Serão usados também pen drive para gravação, cadernos individuais para o registro dos relatórios e outros materiais que durante as atividades forem necessários.  
●      Data Show;
●      Acesso livre à Internet via rádio ou banda larga (disponível na escola);
●      CDs, DVDs e outros materiais de manutenção.

7. Comentários: Este projeto e anual e de avaliações e ajustes continuo. E novos projetos poderão surgir desse.

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